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  • maio 5, 2025
  • 2:24 pm

Promoção e desconto: como aplicar no seu e-commerce

Foto de Ana Vitoria

Ana Vitoria

promoção e desconto

O uso de promoção e desconto dentro de um e-commerce é um atrativo para conquistar novos clientes para a loja virtual. 

 

O comércio eletrônico segue como um dos setores de maior crescimento no Brasil. Apenas no primeiro trimestre de 2024, o e-commerce registrou um aumento de 9,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior, movimentando mais de R$ 44,2 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

 

Uma pesquisa da Opinion Box sobre as tendências do e-commerce em 2024 revelou os principais motivos que levam os consumidores a comprar online: preço, praticidade, promoção e desconto.

 

Dentre esses fatores, a promoção e o desconto se destacam como o maior atrativo, influenciando a decisão de compra de 56% dos entrevistados. Isso reforça a percepção de que a internet oferece ofertas mais vantajosas do que as lojas físicas.

 

Nesse contexto, saber aplicar boas estratégias promocionais pode ser um diferencial importante para atrair novos clientes e se destacar da concorrência. Promoções bem planejadas não apenas impulsionam as vendas, mas também ajudam a fidelizar o consumidor.

 

As ofertas como “20% de desconto na compra de mais de uma peça”, por exemplo, aumentam as chances de recompra e ainda colaboram para a redução de estoque parado. Para te ajudar a aplicar essas estratégias na sua loja virtual, confira as principais ideias de promoção para atrair mais clientes e vender mais no seu e-commerce.

10 dicas de como usar promoção e desconto na loja virtual

1. Descontos percentuais

Os descontos percentuais são uma forma eficaz de atrair clientes. Você pode definir diferentes taxas de desconto por produto ou categoria, levando em conta a margem de lucro e a rotatividade do estoque.

2. Kits e combos promocionais

Combinar produtos complementares em um único pacote com preço especial é uma ótima estratégia para aumentar o ticket médio. Misture itens de alta saída com aqueles de menor giro para equilibrar o estoque e agregar valor à compra.

3. Desconto no Pix

Por ter taxas reduzidas e compensação imediata, o Pix é vantajoso para os lojistas. Oferecer um desconto entre 5% e 15% nessa modalidade pode estimular os clientes a optarem por esse meio de pagamento.

4. Frete grátis

O custo do frete muitas vezes é o que impede uma compra. Logo, oferecer frete grátis mesmo que limitado a regiões específicas ou compras acima de um valor mínimo pode ser decisivo para fechar o pedido.

5. Descontos progressivos

Essa estratégia incentiva a compra de múltiplos itens ao oferecer descontos crescentes: quanto mais produtos o cliente adicionar ao carrinho, maior o desconto final. É ideal para aumentar o valor médio de cada compra.

6. Brindes promocionais

Oferecer um brinde nas compras acima de determinado valor ou durante datas comemorativas torna a experiência de compra mais especial. As parcerias com outras marcas podem enriquecer ainda mais a ação.

7. Programa de fidelidade

Os programas de pontos que oferecem recompensas como descontos, brindes ou produtos exclusivos incentivam a recompra e fortalecem o vínculo com o cliente ao longo do tempo.

8. Ofertas relâmpago

Criar promoções com tempo limitado estimula o senso de urgência e aumenta a conversão. Você pode usá-las em canais exclusivos como redes sociais, grupos VIP no WhatsApp e outros.

9. Cupom para primeira compra

Para conquistar novos clientes, ofereça um cupom exclusivo na primeira compra. Isso ajuda a remover barreiras iniciais e incentiva o consumidor a experimentar seus produtos.

10. Desconto de aniversário

Promoções de aniversário são uma forma simpática de manter o cliente engajado. Ofereça um desconto especial ou um mimo durante o mês de aniversário e fortaleça o relacionamento com sua base de clientes.

Linx Commerce e o motor de promoção e desconto

A Linx Commerce oferece um módulo completo e intuitivo de promoções, desenvolvido para facilitar a criação de campanhas que realmente entregam resultados. Dentro da plataforma, o varejista encontra todos os recursos necessários para ativar estratégias promocionais eficazes, como:

 

  • Criação e personalização de cupons de desconto;

     

  • Configuração de frete grátis por região ou valor mínimo;
  • Promoções aplicadas diretamente no checkout;

     

  • Descontos por produto específico, categoria ou progressivos;

     

  • Regras inteligentes para datas especiais, combos e brindes.

     

Tudo isso em um painel simples de usar, com total autonomia para que o lojista  possa testar e otimizar diferentes abordagens promocionais com rapidez.

Se você quer ver como isso funciona na prática, fale com um de nossos especialistas e agende uma demonstração.

 

Descubra como a Linx Commerce pode impulsionar suas vendas e transformar suas ações promocionais em resultados reais para o seu e-commerce.

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