Pick up point: os pontos de retirada do seu e-commerce

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Brendda Costa

pontos de retirada

Os pontos de retirada para compras online podem se tornar uma grande estratégia para conquistar mais clientes e proporcionar uma experiência mais otimizada. 

 

O setor logístico está em plena transformação, e os pick up points ou pontos de retirada surgem como uma alternativa moderna, prática e eficiente para entregas.

 

Antes, quem comprava online precisava ficar em casa esperando o pedido chegar. Hoje, é possível retirar a encomenda em locais estratégicos, no momento mais conveniente para o cliente.

 

Logo, essa mudança traz vantagens para todos, como: os clientes ganham mais liberdade e agilidade, os lojistas reduzem custos logísticos e otimizam suas operações e os comércios locais que atuam como pontos de retirada aumentam o fluxo e a visibilidade.

 

Em 2024, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 10,5% em relação ao ano anterior, alcançando um faturamento de R$ 204,3 bilhões. Foram mais de 414 milhões de pedidos realizados, com um ticket médio de R$ 492,40. No total, cerca de 91,3 milhões de consumidores fizeram compras online no país, segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

 

Com o crescimento acelerado do e-commerce, os desafios logísticos também aumentaram. Velocidade, flexibilidade e eficiência se tornaram palavras-chave para manter a competitividade. Nesse cenário, o pick up point para e-commerce se destaca como uma solução estratégica, ajudando empresas a equilibrar prazos, custos e experiência do consumidor.

 

Dessa forma, transformar o seu negócio em um ponto de coleta pode ser uma oportunidade valiosa para atrair novos clientes e integrar-se a esse novo ecossistema de distribuição.

 

Quer saber como aproveitar essa tendência? Confira em nosso artigo e veja como explorar tudo sobre o assunto. 

O que é pick up point?

O pick up point, ou ponto de retirada é uma alternativa prática para quem compra online. Em vez de receber o pedido em casa, o cliente pode optar por retirá-lo em um local parceiro, como uma loja, mercado ou outro estabelecimento.

 

Esse modelo ganhou força nos últimos anos, impulsionado pela mudança nos hábitos de consumo e pela busca por mais praticidade. Mesmo com a volta das atividades presenciais, a comodidade das compras online continua conquistando os consumidores.

 

Além de facilitar a vida do cliente, os pick up points ajudam a desafogar o sistema de entregas e, muitas vezes, oferecem vantagens como frete grátis. É uma solução que beneficia tanto quem compra quanto quem vende.

Como funcionam os pontos de retirada (pick up points)?

O processo dos pick up points é prático e direto. Após concluir uma compra online, o cliente escolhe a opção de retirar o pedido em um ponto de coleta ao invés de recebê-lo em casa.

 

Ao informar o endereço, o sistema indica os locais de retirada mais próximos. O produto é então enviado para o local escolhido, e o cliente recebe atualizações sobre o status do pedido incluindo uma notificação quando estiver pronto para retirada.

 

Na hora de buscar o item, é necessário apresentar um documento e, em alguns casos, assinar um comprovante de recebimento. Simples, seguro e conveniente.

Conheça os principais tipos de pontos de retirada no e-commerce

Ao oferecer a opção de retirada de pedidos, essa se torna uma forma prática de proporcionar mais conveniência ao cliente e, ao mesmo tempo, diminuir os custos com entrega.

 

Há diversas formas de implementar esse serviço, dependendo da realidade e estrutura do seu e-commerce. Confira as principais alternativas:

1. Armários inteligentes (lockers)

São armários automatizados instalados em locais de grande movimento, como postos de gasolina, estações de metrô ou shoppings. O cliente recebe um código ou QR Code para abrir o compartimento e retirar o pedido. Essa modalidade ainda está presente em cidades maiores, mas o clique e retire tem se expandido aos poucos.

2. Pontos de coleta parceiros (pick up points)

Nesse formato, você firma parcerias com estabelecimentos físicos (como lojas, papelarias ou mercados) para que sirvam como local de retirada das suas encomendas. É uma boa alternativa para e-commerces sem loja física.

 

Mas é importante ressaltar para que evite parcerias com negócios que vendem os mesmos produtos que você, para não gerar conflito de interesse.

3. Retirada na sua loja física (pick up store)

Se você já tem uma loja física, pode aproveitá-la como um dos pontos de retirada. Essa é uma excelente oportunidade para integrar os canais de venda (estratégia omnichannel), mas exige um bom controle de estoque para evitar erros ou duplicidades entre online e físico.

 

Adotar a estratégia omnichannel não apenas melhora a experiência do cliente, como também fortalece o relacionamento com a marca. Ao permitir que o consumidor transite com facilidade entre os canais — como comprar online, trocar na loja física ou acompanhar pedidos por meio de aplicativos —, a empresa se torna mais acessível e eficiente. Com essa omnicanalidade as chances de aumentar as vendas e a fidelização é garantida, já que o cliente encontra conveniência e agilidade em todas as etapas da jornada de compra.

4. Retirada no local do seu negócio (home office ou escritório)

Caso você ainda não tenha uma estrutura física tradicional, pode permitir que os clientes retirem diretamente onde você opera o e-commerce, ou seja, em casa ou em um pequeno escritório. Portanto, essa é uma opção econômica, mas exige organização e comunicação clara sobre dias e horários para retirada.

Quais as vantagens do pick up point?

Adotar o modelo de ponto de retirada pode ser uma solução estratégica para negócios que desejam melhorar a experiência do cliente e otimizar sua logística no e-commerce. Veja os principais ganhos para ambos os lados:

 

Para os lojistas:

 

  • Economia com frete
    Consolidar a entrega em pontos de retirada reduz os custos logísticos, especialmente no “last mile” , o trecho final da entrega onde é o trecho mais caro.

  • Entregas mais rápidas
    Enviar vários pedidos para um só ponto agiliza o processo e encurta os prazos, aumentando a satisfação do cliente.

  • Acesso a novos públicos
    Clientes que não podem receber em casa (como quem mora sozinho ou em prédios sem portaria) passam a ter uma alternativa viável para comprar online.

  • Menos abandono de carrinho
    Frete alto ou prazos longos são grandes vilões nas compras online. Com pontos de retirada, você oferece uma opção mais barata e atrativa, reduzindo desistências.

Para os consumidores: 

 

  • Frete reduzido ou gratuito
    Com menos custo operacional, o valor final da entrega pode ser mais acessível ou até zerado.

  • Mais liberdade de horário
    O cliente escolhe quando retirar o pedido, sem precisar ficar em casa esperando.

  • Mais segurança
    Evita o risco de extravios ou furtos de encomendas deixadas na porta ou em locais inseguros.

  • Retirada mais rápida
    Em alguns casos, é possível buscar o pedido no mesmo dia da compra, acelerando o recebimento.

De que forma os pontos de retirada operam na plataforma Linx Commerce?

A solução Pickup Points do módulo de Omni Commerce, da plataforma Linx Commerce foi desenvolvida para melhorar a experiência de compra e tornar a logística mais eficiente. Com ela, os lojistas podem oferecer pontos de retirada onde os clientes buscam seus pedidos, facilitando o acesso aos produtos e agilizando as entregas.

 

Os pontos de retirada são abastecidos por um estoque central único, o que simplifica a gestão e evita a necessidade de controlar estoques separados para cada local. Isso ajuda o lojista a manter o controle das mercadorias com mais facilidade e eficiência.

 

Na hora da compra, o consumidor escolhe o ponto mais próximo ou conveniente para retirar seu pedido e recebe uma notificação assim que o produto estiver disponível. Essa flexibilidade elimina a espera pela entrega em casa, proporcionando uma experiência mais prática e personalizada.

 

Para os lojistas, além de melhorar a satisfação dos clientes, a solução reduz custos com frete e simplifica a gestão do estoque. Além disso, também permite ampliar o alcance da loja sem precisar abrir novas unidades físicas, já que os produtos ficam disponíveis em locais estratégicos para retirada.

 

Portanto, a solução Pickup Points da Linx Commerce oferece uma forma inteligente de integrar tecnologia e logística, aumentando a conveniência para o consumidor e otimizando a operação dos lojistas. Para saber mais, fale com o nosso Time de Especialista e veja como implantar em seu negócio. 

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