Recorrência no e-commerce: a tendência que ganhou o mercado

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Brendda Costa

recorrência

Quando se compra através de planos ou assinaturas, isso já é uma compra no modelo de recorrência. Entenda porque esse tipo de venda vem conquistando mais adeptos.

 

 

A recorrência está muito presente em nosso dia a dia, basta você pensar nas cobranças recorrentes como streamings, cursos online, academias, dentre outros. Dessa forma, esse modelo de venda se torna cada vez mais atrativo para os clientes que buscam praticidade. E, os resultados para o lojista que investe nesse formato de venda são: o aumento da receita recorrente e a possibilidade de fidelização do cliente. 

 

De acordo com os dados divulgados pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), as empresas que investem em modelos de recorrência por assinatura movimentaram R$ 1 bilhão na economia do país, em 2022. Já nos Estados Unidos, o mercado de compras recorrentes tem gerado uma receita estimada em US$ 10 bilhões por ano. Diante desses cenários, é possível ver que no Brasil esse mercado vai crescer ainda mais, pois essa tendência vem conquistando mais consumidores. 

 

O que é recorrência e qual seu diferencial em relação a outros modelos de negócios?

 

Na prática, a recorrência é um formato de negócio onde as cobranças são feitas de forma automática e em uma frequência estabelecida em contrato, podendo ser mensal, semestral ou anual, isso vai depender da necessidade do cliente. Dessa forma, esse modelo funciona por meio de planos, assinaturas ou mensalidades.

 

O que diferencia a recorrência dos outros serviços, é que as compras e entregas são recorrentes. Já as compras pontuais não entram nesse tipo de categoria. 

 

Outro ponto que é um diferencial é o modelo de pagamento recorrente. Para as outras modalidades o valor é cobrado no seu total de compra, pois no parcelamento do valor da compra considera o limite do cartão de crédito, já na recorrência é preciso ter apenas o valor do pagamento mensal disponível. 

 

Quais as vantagens de oferecer o modelo de recorrência no e-commerce?

 

Os benefícios para os lojistas que oferecem esse modelo de recorrência são vários. Veja!

 

Automação de cobranças

 

Com automação das cobranças, as empresas não precisam realizar esse processo de recorrência de forma manual. Assim, esse processo proporciona mais produtividade e minimiza as chances de erros do setor financeiro, como por exemplo, cobranças duplicadas. 

 

Redução da inadimplência

 

Com as cobranças recorrentes feitas de forma automática, faz com que os clientes esqueçam ou atrasem o pagamento. Logo, há uma redução na taxa de inadimplência da empresa. 

 

Previsibilidade

 

Uma outra vantagem que a recorrência oferece é a previsibilidade da receita, onde é possível controlar o fluxo de caixa e os investimentos de forma mais eficiente. 

 

Controle do estoque

 

A recorrência permite que o lojista consiga planejar as reposições do estoque de forma mais estratégica, pois evita a falta e o desperdício de mercadorias paradas. 

 

Fidelização do cliente

 

Com a venda recorrente, o consumidor recebe seus produtos de forma periódica de acordo com sua necessidade. Dessa maneira, o lojista consegue gerar mais oportunidades e aproximar do seu cliente, ou seja, fidelizá-lo.

 

Recorrências de planos e assinaturas: a nova funcionalidade Linx Commerce

 

A Linx Commerce possui um motor de recorrência que permite você criar planos e assinaturas para seus clientes. Dentro da nossa estrutura, um plano representa um template já pré-definido pelo lojista para incentivar o consumidor a realizar a compra de um produto de forma recorrente, ou seja, o lojista poderá influenciar o consumidor para o cenário de compra mais indicado.

 

Os critérios para definir na criação de um planos, são: forma de pagamento, periodicidade, descontos, taxas adicionais e itens, sejam do tipo SKU ou KIT. 

 

Já a assinatura, é diferente do conceito de plano, pois enquanto nos planos o lojista dita todas as regras e influencia o consumidor, na assinatura o consumidor cria uma recorrência com base na sua necessidade específica.

 

Nesse caso, o consumidor não determinará todas regras, pois o lojista também terá autonomia e criará algumas regras para suas assinaturas, como: forma de pagamento, descontos, e claro, possíveis taxas adicionais.

 

Se você ficou interessado em como oferecer recorrência de compras dentro do seu e-commerce, entre em contato com nosso Time de Especialista e veja como impulsionar o seu negócio.