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Você sabe a diferença entre integração nativa e por API?

Conheça cada uma delas e descubra qual é a melhor solução para o perfil do seu negócio

 

O mercado de vendas online está se consolidando e, logo, é cada vez mais concorrido: uma pesquisa da Precifica apontou que a quantidade de sellers em marketplaces cresceu 90,7% em 2018. Neste sentido, investir em soluções que tornem a sua operação e a experiência de compra do cliente final mais ágeis, eficazes e satisfatórias se mostra um grande diferencial.

Ter em tecnologias como ERP e CRM um apoio para o desenvolvimento do seu negócio permite, por exemplo, que você libere a sua equipe de tarefas operacionais para focar os esforços nas tomadas de decisão estratégicas. E as empresas já estão percebendo a importância desse investimento. Somente em 2017, as companhias gastaram US$ 150,8 bilhões em inteligência de dados, um aumento de 12,4% no ano, de acordo com dados da International Data Corporation (IDC).

E para que os softwares troquem informações entre si sem a intervenção de um usuário e de forma muito mais rápida, você deve apostar em um e-commerce que conte com integrações, sejam elas nativas ou via API. Mas você sabe qual é a diferença entre integração nativa e via API? Conheça o que cada uma oferece e faça a melhor escolha para a sua empresa:

Integração nativa

A integração nativa é definida pela incorporação de dois softwares que foram planejados e programados pelo mesmo fornecedor. Essa integração é feita com base em rotinas internas, utilizando um mesmo banco de dados, evitando, assim, a duplicidade de informações ou uma falha de funcionamento em caso de alguma mudança de protocolo.

Portanto, se você quer incluir outras soluções ao seu e-commerce, como uma ferramenta para melhorar o impulsionamento da sua loja virtual ou, ainda, um software que otimize a gestão de canais omni, a integração nativa pode ser uma ótima opção para o seu negócio.

Isso porque ela possibilita que você seja parceiro de um único fornecedor, o que resulta em um único ponto de contato, um único atendimento, uma única cobrança. Essa agilidade libera você e a sua equipe das tarefas mais operacionais para focar nas decisões estratégicas da empresa.

Integração via API

A integração via API permite conectar dois sistemas de fornecedores diferentes. Por exemplo: imagine que você utiliza um ERP da empresa X e um e-commerce da empresa Y. Se trabalhar com ambos fornecedores traz vantagens para o negócio, é possível unir as duas soluções para facilitar a sua rotina de trabalho. Ou seja, a integração por API permite que dois softwares conversem entre si sem a necessidade de intervenção de um usuário.

Quem trabalha com vários PDVs físicos, podendo usar as lojas como estoque para o e-commerce, por exemplo, pode ter grandes vantagens ao apostar em uma integração via API. Já pensou como seria importante conseguir baratear os custos e diminuir o prazo de uma entrega por contar com uma integração com o API do Google Maps e, assim, geolocalizar o local de despacho mais próximo do CEP de destino da entrega?

Vantagens de contar com uma solução de ponta a ponta

Ao trabalhar com um fornecedor capaz de oferecer todas as soluções necessárias para o desenvolvimento do seu negócio, você só tem a ganhar. Ter desde soluções de impulsionamento, passando pelo omnichannel, até um hub de marketplaces, tudo em uma única ferramenta, é certeza de economia de tempo e custos.

Gerenciar uma operação que usa diversos sistemas resulta em aumento de custos e, inevitavelmente, uma grande demanda do seu tempo e energia – que poderiam estar sendo utilizados em tomadas de decisão estratégicas. Isso sem falar que, considerando que dificilmente essas plataformas irão se conversar perfeitamente, as chances de ocorrerem problemas operacionais só aumentam, e descobrir a origem desse problema também não será uma tarefa nada fácil.

Então, por que não investir em uma solução robusta, que oferece toda a estrutura operacional que a sua loja virtual precisa, de ponta a ponta? E, ainda, com a vantagem de administrar todo o seu negócio em uma única plataforma e gerenciando um único fornecedor.

Soluções da Linx

Quando o assunto é integração, a Linx Commerce é a melhor opção para quem procura uma plataforma robusta para varejo online. Conectada a todo o ecossistema da Linx – líder nacional em soluções de tecnologia para varejo – por meio de integrações nativas ou, ainda, a soluções de terceiros via API, ela garante um grande diferencial para o lojista que procura agilidade e eficiência em todas as pontas da operação.

Neste sentido, ao longo de 2019, ocorrerá o lançamento de várias features que vão deixar ainda mais robusta a nossa plataforma de varejo online e o nosso hub integrador de marketplace. São ferramentas que facilitam a gestão de multi estoques, multi sites, entre outras operações, capazes de impulsionar as suas vendas e reduzir o tempo de operação do sistema, diminuindo custos em toda a cadeia.

Ficou interessado em trazer agilidade e economia para o seu negócio? Entre em contato com a Linx Commerce, pois nós temos as melhores soluções para apoiar o crescimento da sua loja online.

15.02.2019 -

Atualizado há 5 dias