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Quais são as vantagens da integração nativa na plataforma de e-commerce

Contar com uma solução de ponta a ponta e ainda ofertada por um único fornecedor ajuda a economizar tempo e custos

 

Hoje, quando estamos à procura de uma ferramenta de gestão, seja em qual área for, a integração dela com outras soluções é sempre um ponto sensível. Como o CRM conversa com o ERP? Como a plataforma de e-commerce conversa com o BI? E, no meio deste assunto, surgem os termos integração nativa ou por API, e chegamos à próxima pergunta: qual delas é melhor?  

A integração nativa é definida pela incorporação de softwares que foram planejados e programados juntos desde o início do projeto. Neste sentido, é comum que se trabalhe com um único fornecedor, capaz de oferecer todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento do projeto de uma só vez. Já uma API (Application Programming Interface, ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos) é uma ferramenta externa que permite a troca de informações entre dois ou mais sistemas.

No caso do e-commerce, ter integrados nativamente na plataforma de vendas online soluções de impulsionamento, omnichannel, ERP e até um hub de marketplaces é certeza de economia de tempo e custos.

Afinal, gerenciar uma operação que usa diversos programas resulta em mais gastos com diferentes fornecedores e, inevitavelmente, uma grande demanda do seu tempo e energia – que poderiam estar sendo utilizados em tomadas de decisão estratégicas. Isso sem falar que, considerando que dificilmente essas plataformas irão se conversar perfeitamente, as chances de ocorrerem problemas operacionais só aumentam, e descobrir a origem desse problema será ainda mais difícil.

Considerando que o mercado de vendas online está se consolidando e, logo, é cada vez mais concorrido – uma pesquisa da Precifica apontou que a quantidade de sellers em marketplaces cresceu 90,7% entre 2017 e 2018 -, é fundamental se diferenciar, oferecendo a melhor experiência ao cliente final. Neste sentido, investir em soluções que tornem a sua operação e a experiência de compra do cliente final mais ágeis, eficazes e satisfatórias se mostra uma grande vantagem.

Então, por que não investir em uma solução robusta, que oferece toda a estrutura operacional que a sua loja virtual precisa, de ponta a ponta? E, ainda, com a vantagem de administrar todo o seu negócio em uma única plataforma e gerenciando um único fornecedor.

 

Entendendo a integração nativa

Para que os softwares troquem informações entre si sem a intervenção de um usuário e de forma muito mais rápida, você deve apostar em um e-commerce que conte com integrações, especialmente se forem nativas. Essa integração é feita com base em rotinas internas, utilizando um mesmo banco de dados, evitando, assim, a duplicidade de informações ou uma falha de funcionamento em caso de alguma mudança de protocolo.

Ter nativamente o apoio de tecnologias como ERP e CRM para o desenvolvimento do seu negócio permite, por exemplo, que você libere a sua equipe de tarefas operacionais para focar os esforços nas tomadas de decisão estratégicas. E as empresas já estão percebendo a importância desse investimento. Somente em 2017, as companhias gastaram US$ 150,8 bilhões em inteligência de dados, um aumento de 12,4% no ano, de acordo com dados da International Data Corporation (IDC).

Portanto, se você quer incluir outras soluções ao seu e-commerce, como uma ferramenta para melhorar o impulsionamento da sua loja virtual ou, ainda, um software que otimize a gestão de canais omni, a integração nativa se torna uma ótima opção para o seu negócio. Isso porque ela possibilita que você seja parceiro de um único fornecedor, o que resulta em um único ponto de contato, um único atendimento, uma única cobrança.

 

Soluções da Linx

Quando o assunto é integração, a Linx Commerce é a melhor opção para quem procura uma plataforma robusta para vendas online. Conectada a todo o ecossistema da Linx – líder nacional em soluções de tecnologia para varejo – por meio de integrações nativas, ela garante um grande diferencial para o lojista que procura agilidade e eficiência em todas as pontas da operação.

Neste sentido, ao longo de 2019, faremos o lançamento de várias features que vão deixar ainda mais ágil e eficaz a nossa plataforma online e o nosso hub integrador de marketplace. São ferramentas que facilitam a gestão de multi estoques, multi sites, entre outras operações, capazes de impulsionar as suas vendas e reduzir o tempo de operação do sistema, diminuindo custos em toda a cadeia.

Ficou interessado em trazer agilidade e economia para o seu negócio? Entre em contato com a Linx Commerce, pois nós temos as melhores soluções para apoiar o crescimento da sua loja online.

21.02.2019 -

Atualizado há 29 dias