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Por que contratar uma consultoria de e-commerce?

Diante dos obstáculos que um e-commerce pode apresentar, é importante ter o apoio de uma consultoria desde o início do negócio

Abrir um e-commerce nem sempre é uma tarefa fácil. O caminho a se percorrer do plano de negócio até o pós-venda exige muita atenção do lojista. E realizar todo esse processo sozinho é ainda mais difícil.
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Apesar de não termos números específicos sobre o tempo de vida dos e-commerces, os números gerais da economia mostram que a falta de planejamento e de gestão é o que faz muitas empresas fecharem as portas. A última pesquisa Sobrevivência das Empresas no Brasil, do Sebrae, mostra que os quatro principais motivos apontados por empreendedores para que as suas empresas deixassem de existir giram em torno dessas questões. Veja:

  • 31% disseram que o controle dos custos e das despesas são o maior problema;
  • 29% apontaram a forte concorrência e a baixa procura pelos produtos;
  • 25% destacaram os problemas financeiros, como inadimplência e falta de linhas de crédito;
  • 25% indicaram os problemas administrativos e contábeis, a incapacidade de gerir um negócio e a falta de gestão da logística.

E é aí que entra em cena a contribuição de uma consultoria de implantação de e-commerce. Com a ajuda de um consultor, o seu e-commerce tem mais chances de obter melhores resultados, uma vez que esse auxílio acontece desde o planejamento até a execução e a mensuração das ações.
Mas lembre-se que a consultoria do e-commerce é um trabalho realizado em conjunto. Portanto, de nada adianta você contratar esse serviço se não colocar em prática as estratégias sugeridas e não acompanhar de perto os resultados.

Quando e por que contratar uma consultoria

Bem, em relação ao “quando”, como já falamos, é importante ter esse apoio desde o início. Afinal, o sucesso do seu negócio é totalmente impactado pelas decisões que você toma já durante o planejamento.
Agora, quanto ao “porquê”, nós reunimos algumas vantagens de ter uma consultoria em todas as fases do seu e-commerce. Confira:

Estratégia

Você já parou para pensar que a estratégia que você planejou pode não ser eficiente ou adequada para seu modelo de negócio ou, ainda, para o momento atual do seu e-commerce?

É por isso que, durante a consultoria de implantação, nossos consultores estudam a sua loja virtual detalhadamente. Então, com as informações adquiridas, junto à experiência dos nossos profissionais, traçamos as melhores estratégias para o seu perfil.

Imparcialidade

Nem sempre a equipe que está envolvida internamente com o negócio consegue perceber alguns detalhes que podem fazer muita diferença para os seus resultados.

Por sua vez, o consultor é uma pessoa que tem esse papel de tomar decisões sem qualquer influência de conflitos internos, o que é indispensável para que ele enxergue o negócio com um olhar imparcial, ou seja, ele estará ali com foco em ajudar você a alcançar as suas metas, oferecendo todo o suporte necessário.

Agilidade e eficiência

Você já passou horas tentando resolver algum problema ou realizando alguma tarefa na loja virtual sem saber muito bem por onde começar? Se sim, vai concordar que ter alguém para orientar é fundamental. Sendo assim, com o auxílio de um consultor, certamente as tarefas, mesmo as mais difíceis, serão realizadas com mais agilidade e, principalmente, com o risco de erros reduzido.

Neste contexto, o consultor já está preparado para seguir um roteiro de ações preestabelecido, capaz de otimizar o tempo do cliente e garantir a eficiência dos processos. É claro que isso não quer dizer que este roteiro seja igual para todas as empresas. Ele é apenas uma forma de garantir um padrão de trabalho. Afinal, sabemos que cada empresa tem as suas particularidades, e elas devem ser observadas individualmente pelos consultores.

Economia

Sim, você pode economizar com a consultoria de implantação de várias maneiras. Quando você opta por investir no suporte de um consultor de e-commerce especializado, é possível diminuir os custos de contratação de uma equipe de implantação e gerenciamento da sua loja virtual, por exemplo.

Portanto, a partir da ajuda desse profissional, a sua equipe pode ser mais enxuta, e as as tarefas ainda serão melhores distribuídas e monitoradas. De forma que, sem o auxílio de um consultor, a sua equipe pode demorar mais para realizar as tarefas. E, uma vez que o consultor otimiza a realização das operações, você economiza tempo e, logo, dinheiro.

Como funciona a consultoria do e-commerce?

Após iniciar a operação de um e-commerce, muitas dúvidas podem surgir: como aumentar as vendas? Como divulgar minha loja virtual? Como atrair novos clientes? Como otimizar a logística?
Antes de realizar qualquer ação, é preciso realizar uma investigação sobre a situação atual e, principalmente, os problemas da sua loja virtual. Neste sentido, o consultor analisa o tamanho do negócio, produtos comercializados, público-alvo, objetivos, dificuldades, entre outros aspectos.
A partir dessa análise, a consultoria em e-commerce do Grupo DCG pode lhe auxiliar nas seguintes fases de trabalho:

Planejamento

Conectando a meta a um plano real de ação, com o planejamento certo, você tem mais chances de alcançar os resultados esperados. Por isso, ajudamos você com o passo a passo – da quantidade de tráfego e índices de performance ao investimento e equipe necessários -, dando visibilidade ao seu negócio.

Implantação

Para fazer o certo desde a primeira vez, antes mesmo de a sua loja começar a operar, precisamos trabalhar para garantir o sucesso do seu negócio e, assim, acertar desde o início. Por isso, o foco da nossa consultoria de implantação é oferecer um conjunto de soluções desde o primeiro momento, utilizando instrumentos que aumentam as chances de alcançar a sua meta de faturamento.

Gestão

Para vender o máximo investindo o mínimo, nosso trabalho é levar o lojista e a sua equipe ao atingimento das metas planejadas de maneira estruturada e racional. Depois de entender os processos que compõem o faturamento da sua loja virtual, a nossa consultoria orienta sobre como atrair o tráfego necessário, transformar este tráfego na maior quantidade de pedidos possível, além de aumentar o valor médio e as taxas de aprovação dos pedidos.

Diagnóstico

Analisar e encontrar oportunidades é o nosso objetivo. A sua loja virtual não vende, não cresce, não atinge o resultado esperado e você não sabe por quê? Com uma metodologia elaborada por profissionais que já foram lojistas e sentiram a dor de administrar uma loja virtual de muito sucesso, construímos um conjunto de análises que trazem uma resposta prática do porquê a sua loja virtual não atinge o resultado esperado.

Ficou interessado em contratar uma consultoria para o seu e-commerce? Entre em contato com o Grupo DCG que nós vamos contribuir para a evolução da sua loja virtual. E não deixe de acompanhar as novidades publicadas no nosso blog, com dicas e informações importantes para o seu negócio.

04.10.2018 -

Atualizado há 8 dias