Carregando ...
Contato
SimNão
Vender

Plataforma de E-commerce completa e robusta

A plataforma de e-commerce é um ambiente virtual, no qual a loja online fica estabelecida e realiza suas operações. A escolha correta de uma plataforma e-commerce será determinante para garantir o sucesso do seu empreendimento no mercado virtual. Entenda mais sobre a importância de optar pelo sistema ideal e confira dicas para decidir corretamente por uma plataforma de e-commerce.

Plataforma de e-commerce: o que considerar na hora da escolha?

Para montar uma loja virtual de sucesso é preciso, em primeiro lugar, planejar muito bem o negócio e as vertentes que ele tomará ao longo de sua história. Assim, além de considerar o segmento a ser explorado, os consumidores que serão alcançados, os produtos que serão vendidos e os números revelados desse ramo nos últimos anos, é preciso, também, considerar a escolha de uma boa plataforma de e-commerce.

A plataforma será o ambiente da sua loja virtual, ou seja, é por meio da plataforma de e-commerce que o painel gerenciador da loja poderá ser acessado, sendo possível cadastrar produtos, gerir campanhas de divulgação (adicionar ou excluir banners), otimizar a descrição dos produtos para sites de busca, adicionar ou excluir fotos de produtos e zoom, gerenciar estoque, cadastrar meios de pagamento, fazer o upload do layout personalizado, estabelecer departamentos, categorias e landing pages, fazer integrações e muito mais!

Entendendo a importância desse ambiente, é possível destacar que, entre os principais pontos a se considerar ao escolher uma plataforma, estão:

  • Esse sistema de e-commerce permite o crescimento da sua empresa? Esse é um fator muito importante para o sucesso de um negócio na internet. Sua plataforma de e-commerce é escalonável ou é engessada? Se a sua empresa crescer você pode permanecer na mesma plataforma de e-commerce, ou precisará migrar para uma que melhor lhe atenda? Se sua plataforma de e-commerce atual for engessada, ela não irá viabilizar o crescimento de sua loja virtual.
  • Essa plataforma de e-commerce disponibiliza todas as ferramentas e recursos necessários ao seu negócio? Uma plataforma de e-commerce completa é a aliada perfeita para o desenvolvimento da sua loja virtual, pois sempre que for preciso utilizar uma ferramenta ou fazer alguma alteração, o sistema contará com todos os recursos necessários.
  • Esse ambiente virtual oferece as condições necessárias de otimização para sites de busca? Divulgar o e-commerce é, simplesmente, essencial para a sobrevivência do negócio online. E, justamente por isso, o SEO (otimização para sites de busca) é um dos principais recursos de marketing para facilitar a encontrabilidade da sua loja no mercado online. Portanto, uma plataforma de e-commerce que não seja amigável para o Google acaba comprometendo o presente e o futuro da sua empresa.
  • Essa plataforma de e-commerce é plenamente confiável? Ela tem cases reais de sucesso? A reputação de uma empresa diante de seus consumidores é um dos bens mais preciosos dentro do ambiente virtual. Dessa forma, uma plataforma que não é confiável fatalmente causará dores de cabeça e danos financeiros ao empreendedor. Por isso, analise muito bem quem são os clientes de sua plataforma de e-commerce e seu ritmo de desenvolvimento e sucesso.

Funcionalidades essenciais de uma plataforma de e-commerce

Justamente por possibilitar a operação completa de uma loja virtual, a plataforma e-commerce deve oferecer certas funcionalidades que são consideradas essenciais para o seu sucesso. Confira:

Opções de personalização para o e-commerce. Um e-commerce precisa ser agradável para que o consumidor identifique-se com ele e tenha seu interesse de consumir despertado, tanto em termos visuais, quanto em termos de usabilidade. É bem provável que você já tenha abandonado uma loja virtual por considerar o ambiente inseguro, estranho e incompatível com o segmento, não é? Por isso, a plataforma de e-commerce ideal é aquela que oferece opções para a personalização do seu e-commerce, com o objetivo de conquistar o consumidor final.

Sistema de pesquisa inteligente. Um dos recursos essenciais de um e-commerce é, sem dúvida, seu campo de busca. Muito embora haja categorização e separação de produtos por departamentos, o consumidor virtual procura, em primeiro lugar, o item desejado no campo de busca e, quanto mais inteligente esse recurso for, melhor! O ideal é que esse recurso apresente sugestões instantâneas, busca fonética de sinônimos e proximidade, além de outros diferenciais.

Adaptação para mobile. As negociações via smartphone crescem a cada ano, e essa já não é uma realidade que pode ser ignorada. Assim, contar com uma plataforma de e-commerce mobile-friendly (amigável para mobile) é essencial para alcançar os consumidores mais atualizados, que realizam negociações via mobile.

Integração com ERP, transportadoras, meios de pagamento e outros. As integrações são muito importantes para um e-commerce de sucesso, afinal, possibilitam que a loja virtual esteja totalmente estruturada e completa. O sistema ERP permite o gerenciamento e a integração de todos os processos de uma empresa em um único ambiente. A integração com transportadoras e empresas logísticas, por sua vez, possibilita que diferentes opções de frete e envio sejam oferecidas ao consumidor, e a integração com meios de pagamento favorece a contratação de intermediadores ou gateways para  viabilizar as conversões.

Plataforma preparada para SEO. Uma ótima plataforma de e-commerce é preparada para SEO, afinal, a otimização para sites de busca é um dos principais recursos para tornar um e-commerce conhecido no universo online. Portanto, recursos como URLs amigáveis, cadastro de meta tags, texto alternativo para imagens, tags strong, redirect 301 e outros recursos são indispensáveis.

Usabilidade. Para garantir uma experiência completamente satisfatória ao consumidor, do início ao fim da negociação virtual, uma boa plataforma de e-commerce é capaz de oferecer ótimos recursos de usabilidade, como: histórico de navegação, checkout transparente e sem pontos de fuga, nuvem de palavras e mais!

Integração com marketplaces. Os marketplaces são verdadeiras vitrines virtuais que possibilitam a exposição de diversos produtos e serviços ao consumidor online. Esse tipo de integração é capaz de alavancar as vendas de um e-commerce, justamente, porque coloca sua marca entre grandes nomes e negócios.

Qual plataforma de e-commerce escolher?

Agora que você já conhece todas funcionalidades essenciais de uma plataforma de e-commerce, apresentamos as melhores soluções para você vender para empresas, para pessoas (como loja virtual ou como marketplace), e também nos maiores marketplaces do país:

Pequenos e médios negócios. Uma solução de e-commerce que conta com infinitas possibilidades de design, além de funcionalidades e configurações especiais para sua loja virtual.

Negócios grandes e customizados. Uma solução de e-commerce totalmente preparada para atender projetos de e-commerce com maior nível de complexidade operacional no B2C, B2B e Omnichannel. Tudo administrado em um único painel.

Integração com marketplaces. Uma solução de vendas integradas com as maiores vitrines online do Brasil: Mercado Livre, Amazon, Netshoes, Casas Bahia, Walmart e outros. É a oportunidade ideal para disparar as vendas do seu e-commerce!

Deseja montar um e-commerce de sucesso? Escolha a única plataforma de e-commerce que monta sua loja virtual e ajuda você vender! Fale com o Grupo DCG.

29.11.2018 -

Atualizado há 21 dias