Linx Commerce Linx Commerce

Fique atento ao calendário de datas importantes para o varejo em 2019 e saiba como se preparar para faturar ainda mais

Quando o assunto é comércio, algumas datas se destacam ao longo do ano. Entre elas, podemos citar Dia das Mães, Black Friday e Natal. E para quem trabalha com e-commerce, vale muito a pena planejar o calendário e se preparar para atuar nas datas comemorativas do varejo.

Leia mais:
Guia completo: prepare-se para a Black Friday

Desta forma, é possível colocar em prática campanhas de marketing, deixar a estrutura do seu site em dia, organizar o estoque, tudo para conquistar clientes e aumentar o seu faturamento. Vamos conhecer as principais datas?

  • Janeiro: Liquidações de início de ano

Passado o Natal, o varejo costuma começar o ano com as liquidações, que acontecem em janeiro e ajudam a movimentar o comércio em uma época em que, em geral, as compras sofrem uma queda.

  • Fevereiro: Volta às aulas

O site de cupons Tiendeo estimou que, em 2018, os brasileiros gastariam, em média, R$ 517,00 por filho com a compra de material escolar no período de volta às aulas. O valor alto e a grande variação de preço entre as lojas (alguns itens tem variação superior a 260%) estão levando os pais ao e-commerce pela facilidade na hora de comparar preços. Portanto, quem trabalha no segmento também precisa estar preparado para esta época.

  • Março: Carnaval

Em 2019, o Carnaval será celebrado em 05 de março. E se engana quem pensa que os e-commerces não vendem no Carnaval. Essa é uma data especial, em que alguns segmentos aumentam as suas vendas, exigindo preparação, especialmente para quem comercializa fantasias, maquiagens e pacotes de turismo online.

  • Abril: Páscoa

Nem só de chocolate vivem os e-commerces na Páscoa. Claro que os ovos ainda são a grande aposta, mas existem outros produtos e serviços que ganham apelo na data, como os hotéis, que são uma ótima pedida para o feriado prolongado, ou as lojas de brinquedos para agradar as crianças.

  • Maio: Dia das Mães

Segundo a Ebit, o e-commerce faturou R$ 2,1 bilhão no Dia das Mães em 2018. Diante deste número, fica claro que é preciso estar preparado para a data, principalmente se você atua nos segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos, pets, moda e cosméticos – os itens mais adquiridos neste ano.

  • Junho: Dia dos Namorados

Mesmo que o resto do mundo comemore em 14 de fevereiro, no Brasil, o mês dos namorados é junho. E as vendas por e-commerce para o Dia dos Namorados nos últimos três anos têm contribuído para ampliar os resultados dos lojistas no fechamento do primeiro semestre.

De acordo com a Ebit, em 2017, o e-commerce faturou R$ 1,71 bilhões no período, um aumento de 5,1% em relação a 2016. Outra dica: além de abastecer o seu estoque com flores e bombons, aposte em eletrônicos, eletrodomésticos e pacotes de viagem.

  • Julho: Liquidações de inverno

Nesta época, o mercado da moda já está a todo vapor para a próxima estação. Por isso, em julho, comece a se preparar para as liquidações de inverno, que costumam atrair muitos consumidores.

  • Agosto: Dia dos Pais

O faturamento do comércio eletrônico no período de compras para o Dia dos Pais atingiu R$ 2,1 bilhões, uma expansão de 8% com relação ao mesmo período do ano passado, segundo um levantamento da Ebit. A empresa ainda informou que os produtos mais vendidos foram livros, tênis, suplementos, perfumes, camisetas e vinhos. Aproveite essa informação para, desde agora, apostar em ferramentas capazes de otimizar a exibição dos seus produtos de acordo com o que o consumidor deseja.

  • Setembro: Dia do Cliente

Em 15 de setembro, comemora-se o Dia do Cliente, uma ótima oportunidade para colocar em prática estratégias que valorizem e engajem o consumidor, estimulando as suas vendas e até mesmo antecipando as suas ofertas de Black Friday.

  • Outubro: Dia das Crianças

Em 2017, de acordo com a ABComm, o comércio eletrônico brasileiro chegou a faturar mais de 2 bilhões no Dia das Crianças. E o foco não foi apenas em brinquedos: o segmento de moda alcançou um aumento de 11%, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

  • Novembro: Black Friday e Cyber Monday

A Black Friday já é considerada uma das principais datas do calendário do e-commerce brasileiro e, agora, vem ganhando ainda mais força com a Cyber Monday. De acordo com a Ebit, em 2018, entre a sexta-feira do dia 23 de novembro até a segunda-feira seguinte, quando muitas lojas promoveram a Cyber Monday, o e-commerce faturou R$ 3,92 bilhões, um aumento de 24% na comparação com o ano passado. Ao todo, foram 6,9 milhões de pedidos, ao custo médio de R$ 568.

Por isso, é indispensável se preparar ao longo do ano todo para que, durante esse final de semana extendido, a sua loja virtual fature como nunca – claro, sempre mantendo a satisfação do cliente. Pensando nisso, reunimos algumas que ações são fundamentais para o seu planejamento:

  • Disponibilize múltiplos canais de venda e atendimento
  • Otimize a infraestrutura da sua loja virtual para evitar instabilidade
  • Ofereça promoções reais, nada de “metade do dobro”
  • Organize o estoque para não faltar nem sobrar produtos
  • Planeje a sua campanha de marketing com antecedência
  • Motive a sua equipe a prestar um atendimento ágil e eficiente
  • Mantenha contato com o cliente no pós-venda
  • Fique de olho na logística para não atrasar as entregas
  • Dezembro: Natal

Chegamos ao fim do ano e àquela data que, para muitos, é considerada a mais importante no que se refere a trocas de presentes. Assim como na Black Friday, o Natal é uma época em que as pessoas fazem todos os tipos de compras, de produtos de qualquer segmento.

Por isso, essa época do ano também exige uma preparação especial, com alguns meses de antecedência. Avalie a estrutura do seu e-commerce, seu estoque, seus prazos de entrega – para que o cliente receba o produto antes do Natal – e as suas ações de marketing, com criação de conteúdo exclusivo para o Natal, destacando as ofertas dos produtos mais desejados em canais estratégicos.

Como você pôde ver, é indispensável se preparar para várias datas importantes do varejo. E isso é possível investindo em plataformas que permitem acelerar a adoção do omnichannel, gerenciar o seu e-commerce e administrar as suas vendas em marketplaces, sempre valorizando a experiência do cliente. Entre em contato com a Linx+DCG, pois nós temos as melhores soluções para contribuir para o crescimento da sua loja virtual.

Atualizado há 28 dias