Linx Commerce Linx Commerce

A plataforma Core permite que você administre vários centros de distribuição em um só lugar, ganhando em prazo e custo de entrega

Impulsionadas pelo aumento do e-commerce, as empresas estão precisando se adaptar para enfrentar novos desafios com o crescimento na entrega de pedidos e gerenciamento de estoque. Só para ter um exemplo do impacto disso, a pesquisa Omnichannel Retail indicou que 51% dos consumidores norte-americanos preferem comprar pela internet, porém, 64% do seu orçamento ainda é gasto nas lojas físicas. Isso ocorre porque as pessoas querem comprar mais online, mas, por motivos como custo do frete, indisponibilidade de produtos e dificuldades no processo de compra, eles ainda encontram dificuldades em escolher essa opção.
Leia mais:

> Quais as formas de entrega para e-commerce?
> Como tirar de letra o cálculo do frete da sua loja virtual?

O resultado disso é que muitas marcas já começaram a pensar de forma diferente sobre como organizam e estruturam as suas operações no centro de distribuição, e muitas vêm optando por CDAs, os Centros de Distribuição Avançados. Nesse modelo, o estoque é distribuído estrategicamente em um determinado território, oferecendo atendimento rápido e eficiente em uma região maior.
Isso reduz custos e aumenta a satisfação do cliente, porém, requer uma preparação maior da empresa, já que exige mais gerenciamento e um estoque maior para evitar falta de mercadoria em qualquer um dos pontos do sistema.

Aposte no omnichannel para o seu negócio

Quem atua no varejo online e físico sabe que o abandono do carrinho é um problema. Da mesma forma, na loja física, o cliente que observa um item desejado, mas vai embora sem nada gastar também se torna uma preocupação.
Mas você já parou para pensar que muitos dos seus clientes que não finalizam a compra no site fazem isso na loja? Ou que aqueles que não compram na loja preferem concluir o processo pelo site ou aplicativo? Lembre-se: no omnichannel, online e offline estão sincronizados, e isso faz todo sentido para o seu cliente.
Então, apostar nessa integração só aumenta a satisfação do consumidor durante a jornada de compra. E quando você oferece um atendimento multicanal, em que o cliente pode comprar pelo site e realizar uma troca na loja física, por exemplo, você está contribuindo para um excelente experiência desse consumidor com a sua marca. Portanto, encare essa ligação entre online e offline como uma grande oportunidade de crescimento para o seu negócio.
Veja algumas possibilidades de transformar o seu negócio em omnichannel:

  • Sincronizar estoques entre as lojas virtual e física
  • Permitir a compra no site e a retirada na loja
  • Permitir a compra no site e a troca ou devolução na loja
  • Permitir que o cliente compre na loja itens não disponíveis no momento e acompanhe o pedido pelo site

Core facilita a gestão de múltiplos centros de distribuição

A Core é uma plataforma que facilita a gestão de vários centros, já que suas funcionalidades permitem controlar todo o estoque em uma mesma ferramenta. Perfeito para lojistas que atuam tanto on quanto offline, ela permite utilizar as lojas físicas como CDAs, aumentando significativamente o seu potencial de venda.
Neste contexto, também é importante ressaltar que a descentralização de estoque também pode ser uma oportunidade de diversificar o estoque. Trabalhar com a sazonalidade e diferenças culturais, por exemplo, pode ser mais fácil se você conseguir manter as roupas de verão no Norte e Nordeste nos meses de inverno. Mesmo trabalhando em um nicho de mercado específico, você pode aumentar a sua oferta ao apostar em operações em outras regiões.
Outra vantagem da Core é permitir que você trabalhe com cross estoque. Com isso a empresa pode integrar os estoques de fornecedores ao seu sistema, visualizando os produtos disponíveis para compra em tempo real (de acordo com o modelo de atualização de cada empresa). Assim, você pode vender mesmo sem ter uma mercadoria dentro de casa, otimizando seu espaço de depósito e agilizando o fluxo de armazém. Assim, é possível operar com um custo bem menor, além de oferecer um mix de produtos maior.
A Core permite, ainda, definir estratégias e rotas logísticas para atender à sua necessidade de negócio. Você pode buscar o centro que está mais próximo, o que tem o frete mais barato ou indicar uma prioridade por uma questão fiscal que favorece usar determinado estoque.
Enfim, ter vários centros de distribuição pelo País permite que você se posicione frente à concorrência, praticando prazos e preços competitivos. Ficou interessado em otimizar o seu processo de entrega? Entre em contato com o DCG e conheça as soluções em e-commerce e marketplace da Core que podem contribuir para o sucesso do seu negócio.

Atualizado Hoje