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As opiniões de outros consumidores podem ajudar, e muito, na atração e conquista de clientes

Com tanta informação disponível na internet, os consumidores têm inúmeras fontes de pesquisa para ajudar na hora de tomar uma decisão de compra. E uma dessas fontes são os reviews no e-commerce.

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As avaliações publicadas por outros consumidores em um site estão ganhando cada vez mais importância. Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela consultoria TNS Research International mostra que mais de 90% das pessoas procuram opiniões online antes de uma compra.
Outra pesquisa realizada pela Nielsen, especialista em comportamento de consumo, mostra que 92% dos usuários confiam mais em reviews feitos por outros consumidores do que em qualquer tipo de publicidade. Ou seja, utilizar os feedbacks dos seus consumidores pode contribuir, e muito, para o sucesso do seu negócio.
Mas não estamos falando, aqui, apenas dos feedbacks positivos. É fundamental ser transparente com os usuários e também mostrar a eles que a sua empresa pode ter algumas falhas. Afinal, é justamente o reconhecimento desses pontos fracos que lhe ajudará a corrigir determinados problemas.
É claro que a reputação da sua loja virtual deve ser construída de forma positiva para atrair e conquistar clientes. Portanto, garanta que o serviço que você oferece é capaz de satisfazer o público em toda a jornada de compra para que isso se reflita nos reviews.
No mercado online, onde existem inúmeras lojas virtuais, é preciso se destacar e se colocar à frente da concorrência. Não é uma tarefa fácil e rápida, mas existem alguns passos que você pode seguir que ajudarão a iniciar essa satisfação dos consumidores:

  • Invista na boa experiência de compra do cliente;
  • Interaja com o consumidor a partir de perguntas sobre os seus produtos;
  • Sempre busque resolver as reclamações;
  • E, claro, disponibilize uma área de avaliações no seu e-commerce.

Vantagens do review no e-commerce

As avaliações dos clientes, além de transmitirem confiança e auxiliarem no aumento das vendas, são conteúdos ricos em palavras-chave, ajudando na otimização do SEO e, logo, na indexação do seu site nos principais buscadores. Junto a isso, como já falamos, ao ver os reviews feitos pelos clientes, os compradores podem ser fortemente conduzidos pelos depoimentos escritos ali.
A University College London (UCL) realizou um estudo que apontou o impacto das avaliações no e-commerce. Os pesquisadores separaram os participantes em dois grupos e mostraram duas imagens diferentes do mesmo produto, um headphone. Para o primeiro grupo, apresentaram a imagem e a sua descrição técnica. Já para o segundo, foi apresentada a imagem com as avaliações feitas por outros compradores.
O resultado? Após analisarem as imagens, os participantes foram convidados a avaliar o produto de acordo com o que lhes foi apresentado. O primeiro grupo estipulou uma nota média de 2,5 (de 0 a 5). Por sua vez, o segundo grupo deu uma nota média de 4,2 para o headphone. Então, o grupo que deu uma classificação mais favorável foi aquele que analisou as avaliações positivas de outras pessoas.

Espaço para avaliações

Atendimento, prazo de entrega, durabilidade do produto, custo-benefício, satisfação. Esses são alguns dos aspectos (talvez os principais) sobre os quais os consumidores podem opinar quando você disponibiliza um espaço de avaliação no seu e-commerce.
Ao oferecer essa área, é bem possível que você aumente as suas vendas, trazendo mais clientes para o seu site. Afinal, essa é uma maneira de fazer com que o seu e-commerce tenha mais conteúdo gerado pelo usuário, bem como de facilitar a compreensão do que está dando certo e o que está errado no seu negócio.
Quando um cliente reclama de algum aspecto do produto, do atendimento ou da demora na entrega, por exemplo, essa é uma grande oportunidade para rever onde você está falhando, possibilitar uma melhor experiência de compra para o consumidor e mostrar aos outros consumidores que você está sempre disponível para resolver os problemas.
Lembre-se: uma loja bem avaliada gera segurança em clientes novos, que se sentem mais à vontade para realizar a sua primeira compra. Sendo assim, escute os seus clientes e preste atenção na experiência vivenciada com a sua empresa, pois certamente eles influenciarão outros consumidores e futuros compradores.
Enfim, os reviews contribuem para que você atraia e conquiste clientes a partir da opinião de outros consumidores. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e conheça todas as soluções em e-commerce que a DCG oferece para o sucesso da sua empresa.Você já pensou em como a sua empresa pode aumentar a visibilidade ao marcar presença em um marketplace? Já falamos que esse é um ambiente que atrai muitos usuários em função da variedade de produtos, marcas e nichos de mercado que apresenta. Portanto, aproveite esse fluxo de usuários para atrair e conquistar novos clientes.

Atualizado há 2 dias