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O email marketing é uma poderosa ferramenta de marketing digital. E, quando falamos em e-commerce, é praticamente indispensável, pois pode ser útil para várias ocasiões:

  • para vender novos produtos;
  • para prospectar leads;
  • para manter contato com clientes por meio de ações de pós-venda.

Neste post, vamos mostrar algumas dicas para você usar nas campanhas de email marketing do seu e-commerce. A ideia é melhorar não só as vendas para novos clientes, mas também manter o relacionamento com os clientes atuais.

1. Incentive os clientes a avaliarem a compra por emails

É importante que você incentive os seus clientes a avaliarem as compras que fizeram por email. Isso se justifica com um estudo realizado pela Argos, que descobriu que os produtos com avaliações dos compradores tinham uma taxa de conversão até 10% mais alta que os não avaliados.
Para fazer com que isso aconteça, uma ideia interessante é enviar formulários por email, de modo que as pessoas possam preencher os campos, destacando itens como cumprimento do prazo de entrega, qualidade do produto, satisfação em recebê-lo, entre outros.
Para motivar o preenchimento deste questionário, você pode premiar o cliente com um desconto ou um brinde especial em uma próxima compra, por exemplo. Assim, além de garantir a avaliação do produto, você também conquista um novo pedido em um futuro breve.

2. Faça testes A/B para otimizar taxas de abertura e cliques

O teste A/B é importante para que você implemente melhorias constantes em suas campanhas de email. A forma mais eficiente de melhorar os resultados é testando. Para isso, você pode criar dois tipos de email diferentes.
Algumas ideias de teste são:

  • No assunto do email: faça um com emoji e outro sem;
  • No call-to-action: faça um com um botão e outro com texto puro;
  • Na própria mensagem do email: experimente um copy diferente do outro para saber qual gerou mais engajamento.

Essas são apenas algumas, mas as probabilidades são infinitas. O importante é usar sua criatividade nos testes para otimizar suas campanhas.
Mas lembre-se que é importante mudar apenas uma variável para você saber o que teve influência na melhora (ou piora) dos resultados. Quando você mexe em muitas variáveis, não consegue ter essa certeza, pois há muitas probabilidades.
Por fim, não esqueça de analisar os resultados e verificar qual deles teve a maior taxa de abertura, de cliques, de conversão, de vendas etc, dependendo da métrica de email marketing escolhida para o teste.

3. Crie uma automação para clientes que abandonaram a compra no carrinho

É bastante comum que as pessoas acessem um site de ecommerce, olhem os produtos, coloquem alguns em seus carrinhos e, em seguida, por algum motivo, abandonem a compra.
Perder esses clientes pode ser um péssimo negócio para você e é por isso que você pode chamar novamente essas pessoas para o site, com o objetivo de elas finalizarem a compra. E, para que isso aconteça, o mais indicado é a criação de um sistema de automação.
Isso pode ser feito facilmente, bastando configurar em sua ferramenta de email marketing uma automação que detecta se uma pessoa coloca produtos no carrinho, mas não segue o percurso até receber a confirmação da compra por meio da página de agradecimento.
Assim, o cliente que abandonou a compra poderá receber, momentos depois, de forma automática, um email convidando-o a voltar ao site e continuar a compra que ele iniciou.

4. Dê uma recompensa para os seus clientes mais fiéis

É bastante comum que os sites de compra tenham clientes fiéis, ou seja, aqueles que de tempos em tempos voltam a consumir os produtos oferecidos no ecommerce. Essas pessoas precisam ser valorizadas, pois além de sempre continuarem comprando, elas podem incentivar seus amigos ou familiares a também adquirirem os seus produtos.
Uma ideia interessante é enviar, eventualmente, um cartão de desconto por email, para que essas pessoas se sintam agraciadas e, assim, sigam fiéis e leais à sua marca.
Para complementar ainda mais essa estratégia, o cupom de desconto pode conter ainda uma opção de compartilhamento nas redes sociais, de modo que os clientes premiados possam compartilhar aquilo que ganharam com seus amigos.

5. Fique atento à sazonalidade e aos feriados comemorativos

Considerando o potencial criativo que pode ser explorado em datas comemorativas como o Natal, a Páscoa, o Halloween, entre outras, é importante estar à frente da concorrência e planejar bem esses feriados.
Você deve ter, em seu planejamento estratégico, um calendário muito completo com todas as datas e feriados comemorativos que você pode explorar no seu e-commerce.
Assim, você poderá criar promoções especiais e enviá-las por email para os seus clientes, que poderão comprar produtos para presentear pessoas queridas em datas como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais etc.
O email marketing é um excelente canal de vendas e relacionamento com os seus clientes. Continue sempre estudando novas formas e acompanhando o que outras empresas estão fazendo para que o seu e-commerce fique sempre à frente.
Para saber mais sobre como o email marketing pode ajudar sua empresa a gerar mais vendas, leia também O Guia do Email Marketing.

Atualizado há 4 dias