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Confira 6 dicas fundamentais fazer um bom cadastro de produtos, evitar retrabalho e assegurar o caminho para o sucesso do seu e-commerce.

O cadastro de produtos é uma etapa fundamental na implantação e ativação de um e-commerce.

E apesar de ser uma tarefa relativamente simples, ela exige bastante cuidado por parte do lojista: enganos ou esquecimentos na hora de incluir informações básicas podem acarretar problemas com os clientes, que não conseguirão encontrar o que procuram ou não terão a comunicação completa sobre o que a sua loja virtual oferece.

Se você ainda não se convenceu sobre a importância desse passo, saiba que a falta de informação está entre os principais motivos que levam o cliente a desistir de completar a compra.

Como o estudo Radar E-commerce aponta uma média de 82% de abandono de carrinho em 2017, o tema ganha ainda mais importância. E mesmo depois, quando você quiser integrar a loja a um marketplace, poderá encontrar dificuldades em função de dados ausentes,
informações duplicadas, insuficientes ou incorretas.
Entenda que, ao chegar na sua loja virtual, a pessoa já terá uma primeira impressão: se ela gostar do que vê, você pode ganhar um cliente,
principalmente se, além dessa boa impressão, esse cliente em potencial perceber que as informações estão completas e que consegue encontrar os produtos que procura sem maiores dúvidas. Se não, ele irá procurar a concorrência. Para evitar problemas, vamos apresentar aqui 6 dicas para que você faça um ótimo cadastro dos produtos, fugindo assim do retrabalho e evitando a perda de clientes. Confira as dicas:

1. Não copie informações 

Comecemos por esta dica muito importante: ao fornecer as informações necessárias, não copie descrições de produtos de outros sites, nem caia na cilada de comprar textos prontos para preencher o seu site. Lembre-se que os mecanismos de pesquisa (leia-se Google) tendem a ignorar e até mesmo penalizar conteúdos que sejam excessivamente replicados na internet. Atente também para o fato de que quanto mais completas e exatas forem as informações fornecidas na hora do cadastro de um produto, menos problemas você terá mais tarde – não será necessário ficar corrigindo ou refazendo cadastros e qualquer integração se tornará muito mais simples.

2. Atenção ao seu conteúdo

Considere que o principal motivo para uma pessoa visitar o seu site é o conteúdo. E é também este conteúdo que vai definir se ela ficará nele mais tempo ou não, se vai navegar pelo site e até mesmo se voltará. Portanto, além de não copiar, conforme a dica anterior, você precisa tratar de oferecer conteúdo que tenha qualidade e que seja relevante para o cliente. Textos atrativos e sem erros gramaticais, com as informações que o seu público pode estar buscando em uma linguagem simples e de fácil compreensão.

3. Cadastre as seções corretamente

Para proporcionar ao seu cliente um resultado excelente no processo de busca, ou seja, encontrar exatamente o que ele procura em poucos cliques, é preciso cadastrar as seções de forma simples e objetiva. Para isso, você precisa pensar bem em como agrupar os produtos que o seu e-commerce tem a oferecer: qual a melhor maneira de categorizar suas ofertas? Vai depender do tipo de mercadorias. Por exemplo, um e-commerce de roupas pode agrupar os produtos em três seções: homem, mulher, criança. Em cada uma delas, haverá divisões: a seção homem terá as subseções calças, camisas, roupa íntima; em mulher, encontraremos vestidos, blusas, saias, calças, roupa íntima. Perceba que a exatidão das informações vai facilitar que o seu cliente consiga ir refinando a busca enquanto navega, para localizar o produto que deseja por meio de características específicas.
Leia também: Categorização inteligente

4. Atenção ao cadastro de produtos com variações

Ao cadastrar qualquer produto, há quatro informações fundamentais que são campos obrigatórios para o cadastro básico: nome, preço, estoque e seção principal. No caso de produtos que apresentam variações (de tamanho, cor, sabor, volume, forma, etc), será necessário cadastrar também essas variações – assim, elas podem ser relacionadas ao produto básico sem comprometer a flexibilidade para a exposição dos produtos. Por exemplo: ao preencher o cadastro, o produto básico seria “tênis feminino”, as variações seriam marca, modelo, cor, tamanho. Cadastrar o produto básico com variações possibilita configurar preços diferentes entre essas variações, estoques independentes, referência e até mesmo mídias para cada uma delas. Os produtos também podem apresentar subvariações – seguindo com o nosso exemplo, tênis feminino, o modelo poderia ter as subvariações: com ou sem cano alto.

5. Facilite as informações sobre o frete

Para os consumidores, o frete é um fator considerável na hora de escolher entre fechar ou não uma compra. Portanto, facilite ao máximo toda e qualquer informação para quem visitar o seu site. Preencha os campos Largura, Altura e Profundidade também nas variações e subvariações do produto principal. Assim, você possibilita que seu consumidor tenha o cálculo do frete mais preciso.

6. Entenda cada um dos campos obrigatórios e saiba como preenchê-los

    • Descrição curta: é aquele primeiro texto que o cliente vê logo após o nome do produto. Pense: o que ele espera encontrar ali? O tipo de produto e composição/resumo do detalhe do produto.
    • Descrição longa: é aqui que você vai descrever o produto com muita clareza, e para isso precisa avaliar quais são as informações mais relevantes para o consumidor. Como sua loja virtual não tem um vendedor à disposição do cliente para dar mais explicações sobre a mercadoria, quanto mais dados você puder disponibilizar para que ele saiba exatamente o que está comprando, melhor.
    • Meta Title: este é o título que será exibido no cabeçalho da página, e é considerado um dos elementos que mais contam na otimização de sites. Portanto, pense em como seus produtos podem ser procurados: se você tem um e-commerce de roupas de cama, crie meta titles objetivos como jogo de lençol, edredom de casal, etc.
    • Meta description: esta é considerada a segunda informação mais importante para os mecanismos de busca na internet. O objetivo é resumir a descrição longa, destacar as informações principais e reforçar as palavras-chave que não constem no meta title.
    • Meta Keywords/Sinônimos de pesquisa: aqui constam palavras-chave que sejam relevantes conforme o conteúdo descrito na página.
Além dessas dicas, lembramos que a integração com um ERP torna esse processo mais fácil, já que você realiza apenas uma vez o cadastro dos produtos de forma correta: o sistema se encarrega de replicá-lo onde e quando for necessário. A plataforma EZ Commerce e se integra a vários ERPs que estão à disposição no mercado, permitindo que você aperfeiçoe as rotinas da sua loja e ganhe tempo.

E se você quiser anunciar em um marketplace – onde são gerados entre 20% e 30% do faturamento dos e-commerces brasileiros – o fato de ter realizado o cadastro de produtos com as informações completas e precisas só conta como vantagem.

Cada um dos marketplaces tem suas exigências, e você precisa conhecê-las antes de escolher em qual deles vai expor os seus produtos. Conte então com a solução Octopus da DCG que oferece mais de vinte possibilidades de integração para que você venda muito mais.
Esperamos que você tenha gostado dessas dicas. Continue acompanhando nosso blog para estar sempre recebendo informações úteis. E aproveite para descobrir tudo que podemos fazer para o seu e-commerce vender mais.

Atualizado há 4 dias