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Depois de colocar o e-commerce no ar é chegada a hora de encontrar os recursos certos para melhorar a performance da sua loja virtual. 

Na DCG, ao investir na plataforma EZ Commerce, você pode encontrar diversas ferramentas que auxiliam na eficiência da sua rotina de gerenciamento.
Por isso, neste artigo, separamos as principais formas de melhorar o desempenho do seu negócio por meio de sete ferramentas específicas da EZ e algumas dicas para facilitar o alcance da performance ideal para a sua empresa.

Lista de ferramentas para melhorar a performance da loja virtual

1. Easy Checkout

Um dos principais problemas para os varejistas virtuais é a desistência – segundo a SaleCycle, a média mundial de abandono de carrinhos é 74,5%. Muitos consumidores navegam no e-commerce, escolhem produtos, colocam no carrinho e não finalizam a compra. Os motivos são variados: quando a forma de pagamento oferecida não agrada, as informações sobre o produto não estão claras, existem muitas etapas e dados necessários no preenchimento do cadastro, o frete está muito caro, às vezes, até mais caro que o preço do próprio produto ou o prazo de entrega muito demorado.

Para resolver esse problema a EZ Commerce oferece o Easy Checkout, uma ferramenta desenvolvida com técnicas modernas e análise de dados para entregar um checkout rápido ao consumidor. Ao explorar esse serviço você diminui as etapas do processo de compra e atrai o cliente pela agilidade ao oferecer um checkout simplificado

Como? O recurso quando integrado ao seu e-commerce permite que em apenas uma tela seja feito o cadastro e o checkout, apresentando ao consumidor um processo de compra otimizado, deixando claro que na próxima etapa ele já pode finalizar a compra.Conheça algumas vantagens do Easy Checkout:

2. Carrinho abandonado

A plataforma EZ Commerce conta com um Recuperador Inteligente de Carrinho Abandonado para que você efetive aquelas vendas que até então estavam perdidas. A ferramenta permite entender o comportamento dos seus clientes e identificar aqueles que desistiram de uma compra. A partir disso, você determina quando e como quer recuperar os carrinhos abandonados, podendo configurar e-mails de notificação para esses clientes e incluir cupons de desconto para incentivar a finalização da compra. Assim, você aumenta a satisfação do consumidor e pode melhorar o desempenho do seu negócio ao aumentar as vendas.

3. Yourviews

Como tudo acontece de forma muito rápida no ambiente online é preciso facilitar ao máximo a jornada de compra do consumidor. Para isso, é necessário contar com um bom layout e catálogo, em que o consumidor encontra de forma simples os produtos que deseja, mas também ir mais a fundo nessa história e conhecer os seus clientes em potencial.
Saber para quem você está vendendo e identificar os hábitos dos consumidores que navegam pela sua loja pode levar você a escolher as melhores estratégias de venda e oferecer exatamente aquilo que o cliente gosta e almeja.

Uma forma de fazer isso é por meio do recurso  Yourviews, totalmente integrável às plataformas da DCG, que permite ao vendedor ter um feedback dos clientes sobre a loja e os produtos. Com isso, além de conhecer melhor o perfil dos consumidores, você pode medir se a forma como está organizando e conduzindo a gestão da sua plataforma os agrada e, dessa forma, manter ou mudar o rumo das suas ações e decisões.

Como a ferramenta funciona? Com perguntas simples e diretas é possível entender o que o consumidor pensa sobre a loja e os produtos. Porém, essa prática só é realizada depois do pedido chegar à casa do cliente. Por meio da plataforma Yourviews, você fica sabendo que a entrega foi finalizada e, depois de alguns dias (ou seja, dele ter tido uma experiência com a mercadoria), o sistema envia um e-mail para o cliente promovendo um incentivo para que ele avalia a nova aquisição e o processo de compra da loja. O lojista pode selecionar os melhores feedbacks e destacar no site em formato de testemunho. E, dessa forma, também surge a oportunidade de envolver os visitantes certos nas próximas interações, diminuir o abandono de carrinho e aumentar as suas taxas de conversão.

4. Hotsite

Por meio do sistema de hotsites qualquer lojista pode segmentar suas campanhas direcionando os consumidores para conteúdos específicos, aumentando as chances de conversão. Como funciona esse recurso? É uma página com um layout especial, na qual você vai trabalhar toda a temática do seu produto. Portanto, funciona como uma estratégia de marketing para divulgar banners e outros recursos de destaque.
Ao permitir que a empresa explore tanto conteúdo escrito quanto links relevantes, o hotsite ajuda a melhorar o posicionamento do site nos mecanismos de busca e potencializa as suas vendas. É possível usá-lo para incentivar novas campanhas, vitrines para afiliados, lançamentos exclusivos e destaque para determinadas marcas.

5. Afiliados

O sistema Afiliados da EZ Commerce permite a divulgação dos produtos da loja em outra página da web. Como funciona? Blogueiros e divulgadores servem de apoio e você pode divulgar os seus produtos nos seus blogs ou sites, porém, a escolha de quais produtos anunciar em cada um dos canais afiliados é sua.
Para isso, os parceiros precisam realizar um cadastro na loja e, a partir disso, serão geradas as URLs necessárias para disponibilizar as mercadorias. Os benefícios envolvidos são: eles podem receber mais acessos nas suas páginas, assim como existe uma comissão pré-configurada pelo lojista com base no valor total ou subtotal dos pedidos gerados por meio do site ou blog dos afiliados.
Portanto, para agregar essa prática no seu e-commerce, basta ter um formulário de cadastro para afiliados no site da sua empresa. E o mais importante é que assim você aumenta as chances da sua loja ser encontrada e também as possibilidades de conversões em vendas.
Conheça outras vantagens de ter o recurso Afiliados da EZ Commerce:

6. Contador de Itens Vendidos

Um dos recursos mais importantes para melhorar a performance da sua loja virtual é o Contador de Itens Vendidos. Ele permite que você realize uma promoção semelhante a que é realizada pelos sites de compra coletiva delimitando a quantidade de vendas possíveis. Além disso, é possível mostrar aos clientes quantas pessoas já compraram uma oferta pelo preço promocional, incentivando ainda mais a compra daquele produto.

7. Contador Regressivo de Promoção

Esse é um recurso utilizado, normalmente, em sites de compra coletiva. O Contador Regressivo de Promoção é uma ótima ferramenta para aumentar a taxa de conversão de sua loja virtual e atrair novos compradores. Com ele, você pode demonstrar ao cliente quanto tempo ele ainda tem para comprar o produto pelo preço promocional e, com isso, seu cliente não deixará as compras para depois.
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Atualizado há 7 dias