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O Inbound Marketing, em principal para o setor de e-commerce, tem sido a “menina dos olhos” de muitas empresas ao redor do mundo, pois é com ele que você educa seus consumidores, cria a necessidade de compra e promove um relacionamento pré e pós-venda.
O custo é outro fator importante, de acordo com o Invesp, o Inbound Marketing tem o custo menor em 61% do que o marketing tradicional. As principais diferenças você pode ver aqui:
O sucesso se dá pelo simples fato que propaganda e educação por conteúdo qualificado não interrompe seus clientes, no caso, sua marca é procurada por livre e espontânea vontade pelas pessoas.
Pesquisas mostram que 80% dos consumidores preferem tomar decisões para compras com base em artigos, informações e conteúdo do que forçados por meio de uma propaganda televisiva, por exemplo.
Apenas por esses dados já conseguimos observar o quanto o Inbound Marketing pode fazer pelo seu negócio, por isso a DCG preparou um conteúdo para te ajudar a implementar essa técnica na sua loja virtual.

Conheça o funil de vendas

O funil de vendas é uma importante ferramenta para indicar a atração de leads e a conversão em consumidores para que seja mais claro entender as etapas da jornada de compras.
Entenda abaixo as etapas e estratégias utilizadas no Inbound Marketing:

Como atrair visitantes para a loja virtual?

Para começar a analisar qual o melhor tipo de conteúdo para seu público, é preciso entender a fundo o que o mercado comenta, o que seu público espera e quer ler para que depois, seja feito um conteúdo de qualidade de consiga atrair visitantes para sua loja virtual.
Esse conteúdo deve ser embaçado em ferramentas como analytics, BI, pesquisas que gerem uma persona qualificada para atender seu público.
Crie para sua loja virtual um blog com assuntos relevantes, não esqueça das palavras-chave para fácil ranqueamento do Google, assim seus consumidores acharão facilmente seu e-commerce.

Como transformar visitantes em leads?

Lead é qualquer pessoa que demonstre um fit, ou seja, uma preferência pelo seus produtos, marca ou serviços e preencham por livre e espontânea vontade um formulário para contato, ou assine seu newsletter, por exemplo.
Procure criar conteúdos ricos, como webinars, e-books, posts mais complexos e mostre para seus visitantes que sua empresa realmente é especialista no assunto que está tratando.

Como converter leads em vendas?

Após o preenchimento do formulário, seu lead deve ser nutrido com conteúdos preparados pensando no seu momento de compra e, claro, relevante para a solução dos seus problemas.
Utilize softwares de automação de marketing para entender quais leads abrem seus e-mails, curtem seus posts, leem seus conteúdos.
Faça bons call-to-actions, procure boas imagens para seus textos, atente-se a navegabilidade e passe para seu lead um ambiente seguro.

Como encantar clientes?

Sempre é necessário conhecer a fundo seu cliente, mesmo após uma venda é necessário que o trabalho de encantamento seja bem feito. Para que ele compre mais e escolha sua loja virtual entre todas as outras, o trabalho de Inbound Marketing é continuar enviando os conteúdos certos, para o público certo. Essa é a chave do sucesso, atente-se nisso!

Fale com quem entende do negócio!

Atualizado há 27 dias