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As vendas no comércio eletrônico provam que vender online é cada vez mais lucrativo.  Somando R$ 21 bilhões nos primeiros meses de 2017,os dados mostram um crescimento significativo de 7,5% em relação ao mesmo período no ano passado conforme dados do relatório WebShoppers, da Ebit.
Ou seja, o mercado digital está em pleno crescimento, o número de lojas online cresceu 3,9% e somou 50,3 milhões de janeiro a junho deste ano. É motivos de sobra para fazer um empreendedor de loja física aumentar sua atuação para as vendas online.
Conheça algumas dicas para que seus negócios possam fazer sucesso também, no comércio eletrônico:

A seleção dos produtos certos são a chave do negócio

Os produtos que você está acostumado a trabalhar em sua loja física, nem sempre é o que funcionará para sua loja virtual.
Claro, aplicar todo know-how que você adquiriu por empreender em meio físico serão muito bem-vindos, mas não se pode esquecer que os clientes que chegarão até seu negócio nem sempre tem o mesmo perfil que os que visitam sua loja física.
Lembre-se que fatores como localização geográfica e comportamento cultural não tem um peso tão grande na internet, por isso o mix de produtos preferivelmente deve conter itens que tenham fama e sejam bem vendidos no seu negócio, além de uma lista mais abrangente ou mais limitada dependendo da estratégia adotada.

Escute, converse e entenda seus colaboradores

Parece uma parte fácil, uma ação quase orgânica, mas não é. É bastante comum que lojas físicas tradicionais têm dificuldade com a parte de canais quando seu negócio se torna também online.
A causa é fácil, mas complicada de resolver. Os vendedores de lojas físicas recebem bônus por cada venda feita, além de poder utilizar-se da proximidade com o cliente, mas quando o negócio é expandido para o meio digital, nada do que é comprado online gera algum tipo de comissão.
Desta forma, por que seu vendedor gostaria que o consumidor comprasse pela internet?

Quando se dão conta, muitos empreendedores perdem a fidelidade do time, porque falta comunicação e explicação.

Não é maldade dos seus funcionários, mas para ser um bom chefe é preciso olhar pela ótica deles. Sabotar o online vira uma causa de sobrevivência na corrida de manter o emprego.
Você precisa da forma dos vendedores nesse momento, por isso, explique a necessidade da modernização online do seu negócio e busque em conjunto uma forma de fazer dar certo.

Opte por uma boa plataforma de e-commerce

Imagine as características que você faz questão que tenham na sua loja. Leve em consideração as fotos, descrições dos produtos e os mínimos detalhes possíveis na hora da escolha da sua plataforma.
Analise todas as propostas disponíveis no mercado e escolha a que mais se adapta às suas necessidades, levando em consideração funcionalidade, help desk e benefícios, por exemplo.

Divulgue sua loja

Você teve todo um trabalho e dinheiro gastos no empreendimento online e não divulgou sua nova loja virtual, isso pode matar seus planos.
Prepare-se para não se esconder, faça boas peças de e-mail marketing, mala direta e guarde uma quantia para experimentar a divulgação de links patrocinados e redes sociais, por exemplo.

Faça boas fotos

Você já decidiu o que vender, já tem apoio dos seus colaboradores, portanto agora é hora de começar de fato a vender.

Separe seus produtos, prepare fotos com vários ângulos para que seja possível ao cliente sentir como se tivesse uma proximidade com o que é vendido na sua loja virtual.

Se puder, contrate um fotógrafo para fazer suas fotos profissionalmente, tratadas e com boa resolução. Se suas fotos tiveram alguma identidade de marca ou um logo, isso impedirá que suas imagens sejam usadas.

Logística infalível

Como empreendedor de loja física, a entrega não era uma preocupação para você. Mas, prepare-se, pois, para uma loja virtual será necessário um esquema infalível de logística para não deixar seus clientes insatisfeitos.
Defina que tipo de embalagens, tamanhos e materiais serão usados para envio de produtos no seu negócio.

Busque empresas que possam fazer uma boa parceria de logística, que atendam suas necessidades e as de seus clientes com qualidade e rapidez.

Por ter uma loja física, considere a opção de ofertar ao consumidor a entrega no seu espaço físico, essa alternativa é bastante interessante economicamente para ambas as partes.

Seu novo negócio quer atenção redobrada

Não pense que após todo o planejamento a sua loja virtual vai simplesmente deslanchar sozinha. Será normal passar por dificuldades, altos e baixos e tudo isso requer atenção, empenho e ideias para passar pelos maus momentos. Não pense em desistir nas primeiras dificuldades, os primeiros obstáculos apenas te deixarão mais preparado para lucros muito maiores.

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Atualizado há 27 dias