Linx Commerce Linx Commerce

A plataforma e-commerce pode ser considerada o primeiro e principal passo para a criação de uma loja virtual de sucesso. Esse sistema, como também é chamado, trata-se de um parceiro fundamental desde o início do projeto, pois é capaz de fornecer todos os recursos e ferramentas necessárias para as negociações e demais processos realizados dentro do mercado virtual.
Se você precisa de uma direção sobre como montar uma loja online, saiba por que é tão importante escolher a plataforma ideal para dar vida à sua nova empresa, garantindo o gerenciamento back end e front end do seu negócio, e quais são as ferramentas essenciais para tornar sua loja um verdadeiro negócio de sucesso no universo online.

Plataforma e-commerce: importância de uma boa plataforma

Pode parecer clichê falar de plataforma de e-commerce quando o objetivo é montar loja virtual, afinal, é óbvio que um bom sistema se faz indispensável não apenas para a criação, mas também para o desenvolvimento e expansão de uma empresa na web. Contudo, mais do que fechar o contrato com uma plataforma para começar, é preciso avaliar também por quanto tempo o sistema será suficiente para o crescimento da sua empresa.
Nesse sentido, é comum o pensamento de que “quando a plataforma não for mais suficiente, basta fazer a migração para outra empresa que forneça um serviço mais completo”. Muito embora esse conceito não esteja errado e seja uma solução realmente eficaz para quem não tem obtido bons retornos em sua parceira inicial, o processo de migração de sistema e suas decorrentes preocupações podem ser evitados se, desde o começo do projeto, a escolha de uma plataforma robusta for priorizada.
Fica claro, portanto, que apenas escolher qualquer plataforma porque simplesmente é preciso optar por uma empresa para iniciar seu projeto não é a forma mais adequada de garantir o sucesso da sua loja virtual em curto, médio ou longo prazo. Ao realizar o planejamento do seu negócio, reserve um tempo de qualidade para conhecer e escolher um parceiro excelente e, então, feche contrato com a melhor plataforma e-commerce.

Plataforma e-commerce: principais tipos

A plataforma e-commerce é o ambiente que possibilita o gerenciamento de preços para os produtos e estoque, definição de formas de pagamento aceitas na loja, valor de frete conforme a localidade de entrega, definição de estratégias antifraude e de marketing digital, além de outras inúmeras funções do dia a dia de uma loja virtual.
Entre os principais tipos de plataforma e-commerce, podemos destacar: a plataforma Open Source e a plataforma Software as a Service. Entenda:

Plataforma de e-commerce Open Source.

Esse modelo de plataforma é muito usado atualmente, não apenas pelo fato de ser possível ter em mãos todos os códigos-fonte sem pagar por eles, como também pela possibilidade oferecida de expansão do e-commerce como um todo. Ao escolher essa opção de plataforma e-commerce, o empreendedor não fica vinculado à plataforma alugada e pode trabalhar no processo de desenvolvimento e manutenção.
Contudo, para isso, é preciso contar com uma equipe de desenvolvimento qualificada, além de conhecimento em programação de softwares. Nesse caso, portanto, a escolha da plataforma Open Source gera gastos muito maiores em comparação a uma plataforma SaaS.

Plataforma de e-commerce SaaS.

O modelo de plataforma SaaS (Software as a Service) tem sido o preferido entre os empreendedores do mercado virtual, principalmente para empresas de pequeno e médio porte. Diferentemente do modelo Open Source, a opção SaaS é totalmente indicada para quem quer pensar no lado econômico, simples e fácil da operação, pois o empreendedor pagará um valor mensal que comporta a hospedagem na nuvem, além de suporte e auxílio na parte visual do e-commerce.
Entre os principais benefícios de investir nesse modelo de plataforma, é possível destacar que a modalidade apresenta baixo custo e não exige a necessidade de ter ou obter conhecimentos em desenvolvimento de sistemas, nem uma equipe para customização. Além disso, as atualizações são automáticas e realizadas pelo provedor do serviço, não sendo preciso nenhum tipo atuação por parte do contratante. O suporte técnico em caso de qualquer problema ou dúvida também é outro grande benefício do sistema SaaS.
Uma observação importante em relação à plataforma e-commerce SaaS, no entanto, é ter cuidado para não optar por um sistema engessado, que impeça o crescimento da sua empresa em médio ou longo prazo, limitando alterações e melhorias em sua loja virtual.

Plataforma e-commerce: ferramentas indispensáveis

Uma plataforma e-commerce oferece centenas de recursos para a operação de uma loja virtual. Mas, entre tantas, é preciso que o sistema escolhido apresente as seguintes ferramentas, consideradas indispensáveis:

  • Layout personalizável;
  • Versão mobile aprovada pelo Google;
  • Zoom nas imagens de produtos;
  • Regras de precificação;
  • Integração online e offline – Omnichannel;
  • Campos e templates preparados para SEO;
  • Pesquisa inteligente;
  • Descrições personalizadas e ilimitadas;
  • Avaliações e comentários nos produtos;
  • Segmentação inteligente;

e outros.

Plataforma e-commerce: integrações

Um ponto fundamental na hora da escolha da sua plataforma e-commerce é verificar se esse sistema possibilita integrações com diferentes parceiros e soluções. Dependendo do segmento que sua loja virtual irá atender, pode ser preciso, por exemplo, integrar diferentes ambientes de estoque, sistema ERP, formas de frete diferenciadas conforme a localidade, diversas formas de pagamento ou realizar integrações com os principais marketplaces (Mercado Livre, Via Varejo, Walmart.com, B2W e outros).
Seu e-commerce deve estar preparado para todos esses cenários. Dessa forma, observe, questione e procure entender até onde sua plataforma e-commerce permite que sua loja virtual chegue. Se não for o suficiente, escolha outro sistema de e-commerce!

Plataforma e-commerce: conheça o grupo DCG

Independentemente da escolha da sua plataforma e-commerce, o serviço fornecido deve se encaixar no processo de desenvolvimento que atenda perfeitamente seu projeto. Lembre-se que nem sempre a plataforma mais barata será mais a vantajosa, por isso, estude o melhor custo/benefício!
Atualmente, o Grupo DCG conta com uma equipe de especialistas de mercado, que é responsável por acompanhar todos os momentos dos negócios de nossos clientes, deixando-os não apenas com tecnologias de primeira, mas também com alta performance e resultados reais e satisfatórios.
Para negócios pequenos e médios, oferecemos a solução EZ Commerce, que conta com infinitas possibilidades de design, funcionalidades e configurações para sua loja virtual, apresentando um verdadeiro ecossistema de soluções à sua disposição.
Já para negócios grandes e customizados, oferecemos a solução Core, uma plataforma pronta para atender projetos de e-commerce com maior complexidade operacional no B2C, B2B e Omnichannel: tudo administrado em um único painel! E, para quem deseja uma solução de vendas integradas em todos os marketplaces do país, oferecemos o sistema Octopus, em que é possível anunciar produtos nas maiores vitrines online do Brasil, sendo a oportunidade ideal para disparar suas vendas!

Gostou de conhecer mais sobre o que é e como funciona uma plataforma e-commerce? Então conheça as plataformas da DCG!

Atualizado há 5 dias