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Antes da invenção da televisão, rádio e telefone, o marketing ainda patinava em anúncios de jornais regionais, ou seja, a comunicação era escassa e bastante limitada. Hoje, o omnichannel permite o gerenciamento dos diversos canais de atendimento explorando todas as possibilidades de interação com o cliente.
Já antigamente, as lojas físicas tinham apenas um tipo de contato com o cliente e a única forma de pagamento era o dinheiro.
Por ser exclusivamente single channel, a concorrência e variedade eram mínimas, pois não eram necessárias, o cliente basicamente procurava o “Maria do armazém” ou a “Joana da loja da esquina” e assim, eram supridas as necessidades de compra do consumidor.Logo após a Segunda Guerra Mundial, nasceram os Baby Boomers, consumidores mais conscientes e que tinham mais noção de sua urgência de demanda, concorrência e necessidades.
Nos anos 70, o marketing ganhou força em companhias, focado em apresentar ao cliente as diferenças de produtos, serviços e qualidade, bem como para brigar pelo preço entre à concorrência também.

Nesta mesma década, os primeiros SAC’s, assistências técnicas e telemarketings começaram a aparecer e ganhar força.

Todas essas estratégias de pré, durante e pós-vendas visam fidelizar o cliente à marca.Essas são as conhecidas primeiras estratégias multi channel, surgida através dos anos pela demanda dos clientes por qualidade e variedade, pois eram notadas evoluções em meios de comunicação, telecomunicação e pagamento.

Atualmente ainda é possível encontrar lojas single channel, como aquele pequeno comércio da sua rua que aceita pagamento apenas em dinheiro, por exemplo, e que nunca poderá se tornar uma loja virtual por imposição do empreendedor.

Uma estratégia de relacionamento baseada no Omnichannel, quando executada de maneira correta, aumenta os resultados para lojas físicas e virtuais, além de uma grande retenção de clientes, já que um cliente que tem uma boa experiência completa e personalizada de preferência em vários canais, sempre volta.
O conceito Omni vêm do latim Omnis que significa tudo, e nos dias de hoje, o omnichannel é integrar todas as possibilidades que aproximem o consumidor do mundo real para o virtual e vice-versa, permitindo uma experiência única.

Atualizado há 30 dias